2019 – Resolvi neste ano montar um presépio grande, utilizando as peças antigas que herdei do meu avô paterno.
Etapa 01: Apesar de estar usando o mesmo local de anos anteriores para montar o presépio, usei caixas bem maiores. Como não tinha conseguido comprar os presentes para filhos e netos, por motivo de saúde, decidi inovar e fazer duas grutas neste presépio : uma para a sagrada família, e outra para os “presentes “. Eles seriam colocados nesta gruta número dois, em saquinhos com dinheiro. Foi colocada uma caixa de lado (com desenos azuis) em cima da parte amarela, para ser a gruta número dois.
Etapa 02: Esta foto mostra a entrada da segunda gruta. É bom observar que foi colocada uma outra caixa que foi adicionada obliquamente, para melhor esconder a entrada da mesma, onde seriam colocados os presentes.
Etapa 03: Foram colocados plásticos, sacos plásticos com sacos amassados dentro e almofadas para dar forma às montanhas.
Etapa 04: Neste momento percebi que , devido às caixas muito grandes, eu não possuía tecido de algodão verde no tamanho suficiente para cobrir tudo. A solução foi recorrer ao estoque de materiais usados em presépios anteriores, onde tinha guardado um bom estoque de papel crepom verde de diversos tamanhos, usados, amassados e alguns até rasgados. E deu certo.
Etapa 05: Nesta foto são mostrados os detalhes que dão graça ao presépio: barba de velho, gravatás e diversas plantinhas. Neste ano conseguimos um tipo diferente de barba de velho, retiradas de uma árvore bem alta . Alguém subiu lá para nós, e nos surpreendeu com esta beleza, que deu um toque diferente na parte frontal do presépio.
Etapa 06: Nesta foto ,além de aparecerem mais de perto as belas peças do presépio antigo, pode-se notar, atrás do último pastor, a entrada disfarçada da segunda gruta, onde estão os saquinhos com o dinheiro que serão os presentes de Natal deste ano.
Etapa 07: Detalhes do interior da gruta.
Etapa 08: Finalização. Visão final do presépio já com todas as peças colocadas.