Para tornar a biblioteca ainda mais atrativa para as crianças, foi criado um aconchegante Cantinho da Leitura. Ali um tapete macio, almofadas e decoração interessante contribuíam para que quisessem ler livros e revistas, confortavelmente instaladas.
Ali de vez em quando eram acrescentadas outras atrações, como a árvore dos livros, a minhoca gigante, os filhotinhos da minhoca, para os quais tinham que ajudar a escolher os nomes…
Toda biblioteca deveria ter um Cantinho da Leitura para as crianças!
A ÁRVORE-BIBLIOTECA
Num canto da biblioteca, delimitado por uma cerquinha, havia um tapete e almofadas onde as crianças podiam ficar lendo revistas e livros, o qual sempre foi bastante apreciado.
Para tornar mais bonito e interessante este Cantinho da Leitura, foi construída uma arvorezinha de madeira, parecida com as dos contos de fadas, com porta e janela. A janela podia ser aberta, onde eram colocadas revistas e pequenos livros.
Os galhos da árvore eram cobertos de uma malha de cor marrom e recheados de espuma.
Quando chegava a Primavera, eram colocadas flores nela, e quando era Outono, pequenas frutas, como maçãs ou laranjas. Era muito interessante e trazia muita beleza para a biblioteca.
FLORES QUE ENGANARAM OS COLIBRIS
Para a decoração da biblioteca ficar mais primaveril e acolhedora, montamos na sua grande janela um suporte feito de caixas de papelão, em que colocamos flores coloridas de papel crepom.
Ficou lindo, parecia a janela de uma casa no campo. Pois não é que os colibris vieram até elas, como se fossem de verdade, e relutaram em ir embora…
Deu pena pela frustração dos passarinhos, mas, por outro lado, ficamos ainda mais orgulhosos de nossa decoração. No outro ano mandamos fazer um suporte de madeira onde colocamos flores naturais.
DECORAÇÃO BRINQUEDO
Por ocasião do Dia das Crianças foram montados diversos brinquedos como decoração e também para uso dos alunos. Exemplos:
-um palhaço que abria e fechava os olhos conforme se puxasse uma lingueta.
-uma bailarina que, ao se puxar um palito, erguia a perna como se estivesse dançando.
-um quebra-cabeças diferente, montado num pequeno mural de feltro, onde se misturavam as cabeças e corpos de diversas figuras, humanas e de animais, que as crianças podiam manusear à vontade, o que provocava muitas risadas.
MURAL PORTÁTIL
Um mural portátil pode ser bem útil, servindo para ilustrar histórias tanto na hora do conto, como em uma aula de catequese, ou em um passeio ao ar livre.
Este que mostramos aqui foi executado em feltro, atrás do qual colocamos um material prateado que normalmente é usado para forro no telhado das casas, porque tem propriedade de diminuir o calor. Mas no nosso caso, o usamos para dar acabamento bonito ao mural.
A forma de juntar os dois foi muito simples, os costuramos com ponto caseado largo. Deixamos pequenos espaços na lateral sem este ponto, para que ali se coloquem duas réguas de madeira, com a finalidade de manter o mural esticado e firme.
Duas argolinhas e fios de nylon amarrados no lado mais largo servem para quando se desejar pendura-lo na parede, ou até em uma árvore.
Para as figuras se fixarem no mural, devem ser coladas atrás delas pequenos pedaços de material áspero que grude no mesmo (lixa grossa ou velcro).
Aqui o painel foi usado para ilustrar uma história. Neste exemplo, as figuras foram confeccionadas em feltro, o que dispensa a utilização de material áspero para fixá-las.
OUTRAS IDEIAS
Além da jardineira cheia de flores, e de uma decoração- brinquedo que enfeita e diverte, pode-se alegrar o ambiente com letras feitas de flores, ou de pequenas fotos dos alunos que estudaram e já saíram do colégio não levando os retratos de suas carteirinhas da biblioteca.
O resultado é bem interessante, como mostram as fotos.